Moda Art Decó

Nos anos 20 e 30, ao som das jazz-bands, surge o Art Decó, um movimento de design que acabou influenciando as artes plásticas e gráficas, o cinema, a arquitetura e também a moda daquela época, sendo considerado um estilo elegante, funcional e ultra moderno, tão moderno que continua sendo referência até os dias de hoje, e é por isso que vamos dedicar um post sobre o Art Decó, em especial na moda.

Talvez a maior referência que temos dos figurinos da década de 20 sejam aqueles criados pela estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos e boinas. Além disso, já que o Art Decó se preocupava com a funcionalidade, a silhueta da época era tubular, com vestidos mais curtos e leves, deixando os braços e costas à mostra, facilitando os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston, uma dança típica dos cabarés. Aliás, não podemos esquecer do charme das melindrosas, que eram as mulheres que traduziam todo o estilo de vestir e o comportamento da Era do Jazz.

Se nós pudéssmos reduzir todo o glamour daquela época em apenas uma palavra seria requinte, ou seja, o luxo estava na simplicidade e nos pequenos detalhes, ao contrário do Art Noveau, que era todo trabalhado nas formas orgânicas e rebuscadas. Para não ficar apenas na memória, selecionamos uma série de imagens de moda daquela época e também dos dias de hoje, comprovando o quanto o estilo é atemporal.  

» comente

Absolut Vis10ns

Está rolando até o dia 25/09 o festival Absolut Fringue 2011, em Dublin na Irlanda, com apresentações de teatro, música, dança e outros espetáculos. Como parte do evento, a agência irlandesa The Small Print bolou um projeto que reuniu artistas para customizar garrafas gigantes de Absolut. No total, 8 garrafas ficaram expostas na South Studios, um espaço para expos e manifestações artísticas da cidade. Infelizmente a exposição já acabou, mas o Creative Review publicou algumas imagens do making-of e a Revista Design encontrou um vídeo sobre o projeto. Muito legal! Aliás, alguns meses atrás a Absolut Vodka atacou com um outro projeto, o Absolut Blank, lembram? Pelo jeito a marca está investindo pesado em arte.

 

(via Revista Design)

» comente

Designer de superfície de 10 anos de idade

De vez em quando ouvimos falar sobre alguma criança prodígio, com habilidades incríveis para desenhar, pintar, tocar instrumentos, jogar xadrez e até mesmo para criar estampas! É o caso do "designer" Otto Dunker, que com apenas 10 anos desenha padrões para papéis de parede e tecidos. Otto vive em Gothenburg, Suíça, e tem a sorte de ser filho da designer, ilustradora e estilista Elisabeth Dunker, o que talvez possa explicar a origem do seu talento. De qualquer maneira, abaixo você pode conferir duas de suas criações, "Ohoy" e "Mountain", uma mais graçinha que a outra!

» comente

Especial Polaroid

A paixão pela fotografia analógica voltou. Talvez uma das câmeras mais queridas pelo público seja a Polaroid, que revela na hora a imagem capturada utilizando um filme especial. É justamente esse momento mágico da Polaroid que atrai tantos admiradores, na época em que ela foi lançada, os processos de revelação ainda eram demorados, então imagine a revolução que essa câmera causou quando chegou nas mãos dos consumidores. Além de não precisar depender de laboratórios, o medo de que terceiros descobrissem suas fotos também diminui, ou seja, pode-se dizer que a Polaroid é a queridinha de muitos namorados.  A câmera também foi muito utilizada em festas e eventos, já imaginou fotografar seus convidados e presenteá-los na hora com uma fotografia? Aliás, lembro perfeitamente da primeira vez em que vi uma Polaroid, eu tinha mais ou menos uns 6 anos e fui ao circo com minha mãe e meu irmão, um moço se ofereceu para nos fotografar perto de um camelo (haha), quando vimos a imagem surgindo no papel não acreditamos e moço, que não era bobo, nos vendeu a fotografia.

Deixando o passado de lado, há algum tempo a Polaroid voltou à tona de outra maneira, dessa vez como motivo de inspiração para a criação de outros produtos. Já vimos lenços, porta-copos, pingentes e até mesmo a própria câmera sendo utilizada como objeto decorativo.  É por isso que decidimos fazer um post especial Polaroid, que mesmo depois de 70 anos, continua sendo tão contemporânea.

Por Claudia Bär para Fresta 

Claudia Bär

Designer, trabalha por trás dos teclados da Fresta. Sonha em nadar ao lado de um tubarão baleia, vaga entre ilustração e fotografia, cat lover, genuine fake.

» comente

Lenços avant-garde

Depois dos maravilhosos lenços da B.Heart, encontramos outra coleção que é tão inspiradora quanto: Forget Me Not. Todas as peças da marca são produzidas na Itália e vendidas online no próprio site e em diversas lojas, inclusive na Colette, em Paris, que já comentamos sobre ela aqui. As estampas dos lenços são impressas digitalmente, garantindo a qualidade dos detalhes, e que detalhes! Realmente ficamos impressionadas com os desenhos das estampas, que foram desenhados à mão pela designer Coco e inspiradas no modernismo avant-garde, no surrealismo, imagens esotéricas, contos infantis e séries fin-de-siècle.

Ah que graça!
Obe_dessa
visitante
26.09.2011 às 13:21
» comente

Quando ilustração e fotografia se encontram

Quando o trabalho de duas pessoas talentosas se encontra e algo novo se cria, o resultado só pode ser surpreendente. Foi isso o que aconteceu quando o fotógrafo canadense Garrett Lockhart convidou a estudante de design Larice Barbosa para desenhar por cima de suas fotos. A colaboração deu super certo e desde então Larice fez uma série de outros trabalhos com fotógrafos de todas as partes. Mas, para saber direitinho como essa ideia começou, batemos um papo com a artista que nos contou sobre o processo.

Segundo ela, tudo começou com a proposta de Garrett, que na verdade já tinha feito esse mesmo projeto com outras pessoas. Tempo depois, enquanto escaneava os negativos do namorado, Larice diz ter "enxergado" desenhos em algumas fotos, foi o suficiente para ela desenhar por cima de mais imagens e mais pessoas do Flickr começarem a oferecer fotografias para ela desenhar por cima.

Algumas pessoas vinham com pedidos específicos, outras a deixavam livre para criar por cima das imagens. Foi aí que ela notou que ao interferir nas fotografias, dava um novo significado à elas, permitindo novas interpretações.

O que começou com colaborações acabou virando o projeto "Clink" (Click + Ink) que durou cerca de 6 meses. Porém, Larice decidiu encerrar as parcerias e seguir com as suas próprias fotos e desenhos, pois se viu satisfeita com o resultado. Não que a experiência não tenha sido válida, muito pelo contrário, foi justamente isso que a motivou a tomar essa decisão e a inspirou a seguir com o trabalho, mas de outra forma (saiba mais aqui).

Confesso ter ficado com vontade de pedir um collab, até porque fotografia e ilustração são duas de minhas paixões. Mas esperamos que a partir de agora o trabalho da Larice continue a brilhar e que novas imagens estejam por vir.

por Claudia Bär para Fresta

Claudia Bär

Designer, trabalha por trás dos teclados da Fresta. Sonha em nadar ao lado de um tubarão baleia, vaga entre ilustração e fotografia, cat lover, genuine fake.

Muito lindo o trabalho da garota :)
Paty Lavir
visitante
21.09.2011 às 19:20
Nossa, menina! Haha. Sempre vejo ilustrações fofinhas no tumblr e we heart it, mas nunca tem o nome de que fez. Algo que é muito chato e bem comum em ambos os sites, diga-se de passagem. Ficava emputecida. haha. Agora, vendo a matéria e depois indo lá flickr, encontrei a criadora das ilustras fofinhas que me inspiram. Ai que ótimo ter visto esse link. E esse projeto é uma graça mesmo!
Obe_dessa!
visitante
22.09.2011 às 11:34
Amei demais saber! Quando colocamos a nossa alma naquilo que amamos, tudo conspira a favor e o resultado é simplesmente surpreendente!
Tenham um dia incrível!
Xoxo
Susie
www.myfashionview.com
Susie Heymer
visitante
27.09.2011 às 10:56
» comente

Um bom dia

Nada como começar o dia pensando positivo, mas caso você esteja chateado com alguma coisa, quem sabe o tumblr UNBUENDÍA faça você mudar de ideia. Trata-se de um projeto colaborativo entre designers de todo o mundo que criam pôsteres relacionados ao tema. Vale conferir as atualizações diárias e até mesmo participar do movimento enviando seu trabalho, que tal?

(via designlovrs)

» comente

Suno Resort 2012

Olha só que incrível a coleção Resort 2012 da Suno, num clima super tropical e étnico, misturando estampas, cores e referências. Para quem ainda não conhece, a Suno é uma marca de moda feminina contemporânea baseada em NY com pontos de produção no Quenia, na índia e no Peru, unindo técnicas tradicionais com alta tecnologia. Aliás, a primeira coleção, lançada em 2009, utilizou tecidos quenianos vintage que Max Osterweis, um dos  fundadores da marca, colecionou durante anos. Legal, né?

(via TrendLand)

» comente

Sketchbook digital

Depois do sketchbook com imagens de paredes de NYC para você “graffitar”, apresentamos mais uma novidade em caderninhos de artista: Clibe, um app para IPad que permite criar sketchbooks digitais para você escrever, desenhar, pintar, anotar e compartilhar o que bem entender. Aliás, se alguém dividir um caderno com você, todas as alterações que você ou a outra pessoa fizer serão salvas, como se fosse um documento vivo. O app possui diferentes tipos de papéis e canetas, com certeza uma ótima ferramenta tanto para esboços pessoais quanto para o compartilhamento de ideias.

(via Coolhunting)

» comente

Colagens mixed media de Matt Wisniewski

Matt Wisniewski estuda no Rochester Institute of Technology e é desenvolvedor de web, mas o que nos chamou atenção mesmo no trabalho dele são suas belíssimas colagens. Aliás, o garoto é reconhecido justamente pelo seu talento em manipulação de imagens e até acabou pintando no Trendland. Vale a pena dar uma olhada no portfólio do moçoilo, que contém uma série de projetos que ainda estão em andamento. Muuuito bacana!

» comente
Página 17 de 79«1516171819»